01

Postado em 10 de Setembro às 11h37

A importância do design de embalagem

Negócios (7)Beneficios (8)

A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. É um dos principais fatores que impulsionam a venda do produto. Se a embalagem não for condizente com o produto, não chamar a atenção de quem o compra, a chance do consumidor não perceber o produto é maior.

É pela embalagem que começa o contato mais próximo do cliente/consumidor com o produto. Mesmo antes de qualquer outra decisão, ele é impactado pela embalagem, e dela pode depender seu próximo passo. Por isso, é um dos principais fatores para a venda.

Entre os atributos mais facilmente perceptíveis gerados pelo design estão: praticidade, conveniência, facilidade de uso, conforto, segurança e proteção ao produto.

Além disso o design agrega valor aos produtos ao adequá-los de forma eficiente às necessidades e expectativas do consumidor e definir seu posicionamento correto no mercado. Estes valores podem ser emocionais, mas geram reflexos práticos bastante objetivos como percepção de funcionalidade, identidade, personalidade e, principalmente, fidelidade à marca.


Um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos. A pesquisa mostrou ainda que entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem mais atraente, bela e prática, estando inclusive disposto a experimentar uma marca nova se a embalagem desta possuir tais características, já que isso está diretamente relacionado à valorização da auto-estima do consumidor.

Mais recentemente, as pequenas e médias empresas também perceberam que podem e devem investir em design para serem competitivas. Mais do que isso, viram que design não é um serviço de luxo, ao contrário, trata-se de um serviço altamente especializado, com uma ótima relação custo x benefício e que pode ser facilmente incorporado ao seu cotidiano.

Seja a empresa de grande, médio ou pequeno porte, no ponto-de-venda todas têm acesso ao consumidor e aquela que investe em design de embalagem tem mais condições de se destacar e se tornar uma marca vencedora.

[Dados da ABRE – Associação Brasileira de Embalagens]

Fonte: O3 Design

Veja também

Obesidade e a Geração de Produtos!24/09Obesidade e a Geração de Produtos! Segundo estudo da Brasil Food Trends 2020, o problema do excesso de peso e obesidade nas populações de vários países estimula os produtos para dietas, alimentos com redução ou eliminação de substâncias calóricas. Portanto, o segmento diet/light deve continuar sua tendência de crescimento, ao qual se está aliando uma nova categoria de......
Capacitação sobre Melhoria do Desempenho Industrial24/09 Colaboradores e líderes de setores da Hilê Indústria de Alimentos participaram de um curso sobre Melhoria do Desempenho Industrial com foco na redução de desperdício no processo produtivo da empresa . O Curso MDI......
Aumenta procura por Produtos Naturais no Brasil!24/09Aumenta procura por Produtos Naturais no Brasil! Segundo o site do Sebrae SC, os brasileiros estão em busca de mais qualidade de vida através da alimentação, pois buscam consumir produtos naturais alimentícios e/ou de beleza sem conservantes, que sejam puros, sem gordura e......

Voltar para Notícias