01

Postado em 22 de Outubro às

As Tendências da Alimentação!

As Tendências da Alimentação!

Hilê Terceirização de Chás, Cápsulas, Solúveis, Whey e Farinhas As Tendências da Alimentação! Segundo material da Brasil Food Trends 2020 observou-se que o cenário e o contexto do consumidor atual está diferente, uma vez que este...

Segundo material da Brasil Food Trends 2020 observou-se que o cenário e o contexto do consumidor atual está diferente, uma vez que este é um segmento em que fatores como o aumento do poder de compra da população, o maior acesso à informação, o aumento da escolaridade, a modificação na estrutura das famílias e o envelhecimento da população, entre outros, modificam diretamente as percepções e, consequentemente, as preferências e as escolhas em relação ao alimento a ser consumido.

Para as indústrias atentas aos movimentos do mercado, as tendências listadas abaixo já fazem parte dos seus produtos, por meio de atributos que ofereçam um diferencial de competitividade presente nos processos produtivos, nos ingredientes e nas embalagens. 

Estes, influenciados pelos diferentes objetivos e tecnologias existentes, além de determinarem fortemente a competitividade do negócio, hoje também são capazes de, por conta própria, potencializar as vendas por proporcionarem diferenciais relevantes às marcas e produtos.

As tendências relacionadas a sensorialidade e prazer!

As tendências de “sensorialidade e prazer” estão relacionadas com o aumento do nível de educação, informação e renda da população, entre outros fatores. Em diversos países, os consumidores estão valorizando as artes culinárias e as experiências gastronômicas, influenciando tanto o setor de serviços de alimentação como também o desenvolvimento de produtos industrializados. Cada vez mais, os consumidores aficionados por novos produtos e novas experiências em torno da alimentação, estão preocupados com a saúde e a forma física, o que tem levado à demanda por produtos que sejam saborosos, mas também saudáveis.

As tendências relacionadas a saudabilidade e bem-estar!

Estas tendências originam-se em fatores tais como o envelhecimento das populações, as descobertas científicas que vinculam determinadas dietas às doenças, bem como a renda e a vida nas grandes cidades, influenciando a busca de um estilo de vida mais saudável. Os consumidores procuram alimentos funcionais, produtos para dietas e controle do peso. Aliado à maior preocupação com a nutrição, o consumo de produtos funcionais tem formado diferentes nichos de mercado, como, por exemplo, os de produtos benéficos ao desempenho físico e mental, para a saúde cardiovascular, saúde gastrointestinal, para melhorar o estado de ânimo (energéticos) e para relaxar, entre outros.

As tendências relacionadas a conveniência e praticidade!

As tendências de “conveniência e praticidade” são motivadas, principalmente, pelo ritmo de vida nos centros urbanos e pelas mudanças verificadas na estrutura tradicional das famílias. Por isso, cresce a demanda por refeições prontas e semiprontas, alimentos de fácil preparo, embalagens de fácil abertura, fechamento e descarte, com destaque para produtos para o preparo em forno de micro-ondas, além de serviços e produtos de delivery. Essas tendências convergem com as necessidades de saudabilidade e bem-estar, resultando no aumento da demanda de alimentos convenientes, tais como bebidas à base de frutas, snacks de vegetais, iogurtes etc.

Em vista de toda a lista de tendências, reforçamos que a palavra inovação está no vocabulário da Hilê que pretende atender a demanda com rapidez e agilidade dos clientes que investem em uma linha de produtos ou em produtos individuais. A Hilê possui duas décadas de experiência no ramo de alimentos e bebidas e por isso é a melhor opção e a alternativa segura para você, empresário e empreendedor terceirizar a sua linha de produtos.

Referências Bibliográficas:

(1) EUROPEAN TECHNOLOGY PLATFORM ON FOOD FOR LIFE. Strategic research agenda 2007-2020. Brussels: ETP/CIAA, 2007. 68 p. Disponível em: < HYPERLINK "http://cordis.europa/"http://cordis.europa.?eu/technology-platforms/pdf/foodforlife.pdf>. Acesso em: 19 março.2009.
(2) AGRICULTURE AND AGRI-FOOD CANADA. Canadian food trends to 2020: a long range consumer outlook. Ottawa: Agriculture and Agri-Food Canada, 2005. 113 p. Disponível?em:< HYPERLINK "http://www4.agr.gc.ca/resources/prod/doc/agr/pdf/ftta_"http://www4.agr.gc.ca/resources/prod/doc/agr/pdf/ftta_e.pdf>. Acesso em: 23 abril.2009.?(3) KETCHUM. Food 2020: the consumer as CEO. New York: Ketchum, 2008. 9 p. Disponível em: < HYPERLINK "http://www.ketchum/"http://www.ketchum. com/files/Food_2020_Executive_Summary.pdf>. Acesso em: 23 abril.2009.

(4) LEWIS, Helen. Issues, trends and challenges facing the food and drink industry – forecasts to 2014. United Kingdom: Aroq/Just-food, 2009. (5) LEWIS, Helen. global market review of new product development strategies in the food and drink industry – forecasts to 2013. United Kingdom: Aroq/Just-food, 2008.?(6) XTC WORLD INNOVATION. xTC Panorama mondial de l’innovation 2009. Mexico: XTC, 2009. 96 p.

(7) FRAUNHOFER INSTITUT VERFAHRENSTECHNIK UND VERPACKUNG. Analyse wichtiger zukunftsthemen der lebensmittelindustrie und–forschung. Freising Fraunhofer, 2008.?(8) EUROPEAN FOUNDATION FOR THE IMPROVEMENT OF LIVING AND WORKING CONDITIONS. Trends and drivers of change in the food and beverage industry in Europe: mapping?report. Ireland: European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions, 2006. 36 p. Disponível em: < HYPERLINK "http://www.eurofound.europa.eu/pubdocs/2006/37/en/1/"http://www.eurofound.europa.eu/pubdocs/2006/37/en/1/?ef0637en.pdf>. Acesso em: 19 março.2009.?(9) BARBOSA, Lívia. Tendências da alimentação contemporânea. In: PINTO, Michele de Lavra; PACHECO, Janie K. (Coord.). juventude & consumo educação 2. Porto Alegre: ESPM, 2009. p. 15-64.

Veja também

Quais as vantagens de ter uma marca própria?25/06 Você já se perguntou quais as vantagens de ter uma marca própria? Muitos são os pontos para se analisar para lançar sua marca e seus produtos no mercado, por isso é importante ter assessoria de quem entende do negócio. A Hilê Indústria de Alimentos é um exemplo de empresa que sabe das vantagens de ter uma marca própria, afinal são......
A melhor Indústria de Produtos Naturais!19/06/15A melhor Indústria de Produtos Naturais! Ao iniciar seu portfólio de produtos naturais é preciso escolher a melhor indústria produtos naturais para ter garantia de um produto final com 100% de qualidade. A Hilê Terceirização e Design está há 16......
Envasar Cápsulas Oleosas: O Melhor Negócio! 19/06/15Envasar Cápsulas Oleosas: O Melhor Negócio! As cápsulas oleosas são destaque do mercado nutracêutico de produtos naturais. A praticidade e os benefícios são inúmeros, afinal muitos nutrientes que o organismo necessita são melhor absorvidos e ingeridos......

Voltar para Notícias