01

Postado em 24 de Setembro às

Benefícios do Camu-Camu!

Benefícios do Camu-Camu!

Hilê Terceirização de Chás, Cápsulas, Solúveis, Whey e Farinhas Benefícios do Camu-Camu! O Camu-camu (Myrciaria dubia Mc Vaugh) é uma planta típica da região amazônica. É conhecido como o fruto mais rico em...

O Camu-camu (Myrciaria dubia Mc Vaugh) é uma planta típica da região amazônica. É conhecido como o fruto mais rico em vitamina C, que varia de 800 a 1.600 mg/100g de polpa. O suco de camu-camu, feito com fruto maduro, tem coloração róseo-vermelhada, causada pela antocianina. Esta antocianina é um poderoso antioxidante.

O fruto do camu-camu é globoso com peso médio variando de 4,2 a 15,5g, apresentando coloração vermelho arroxeada quando maduro, e tem sabor bastante ácido.

O Camu-camu ganhou notoriedade por sua elevada concentração de ácido ascórbico e, além disso, também é fonte de minerais e flavonoides, como a quercetina. Pelo fato de o camu-camu ser um fruto com grande potencial terapêutico no controle da dislipidemia e na prevenção de doenças cardiovasculares, estudos experimentais possibilitam verificar, de forma segura, a eficácia desse fruto no controle e prevenção de doenças relacionadas à dislipidemia. 

O camu-camu é rico em compostos fenólicos e, dentre estes, em uma classe importante de flavonoides (antocianinas, catequina, ácido elágico e rutina), que contribuem para a sua alta capacidade antioxidante. Tais compostos são considerados bioativos por apresentarem funções metabólicas e fisiológicas específicas. Seu consumo pode contribuir para a prevenção de doenças, como as cardiovasculares e o câncer.

O fruto é muito pouco conhecido dentro do país, mas é muito procurado pelos japoneses, americanos e europeus, sendo exportados em contêineres refrigerados. No Japão, a polpa do camu-camu é transformada em bebidas gaseificadas em latas de alumínio e vidros, vinagre, recheios de pão, aperitivo, sorvetes, balas, comprimidos.

Referências:

YUYAMA, Kaoru. A cultura de camu-camu no Brasil. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 33. n. 2, jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2016. BARRETO, Angela Gava. Clarificação de polpa de camu-camu por microfiltração. Brazilian Journal of food technology, Campinas, v. 16, n.3, jul/set. 2013. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2016.

Veja também

Suplementação com Picolinato de Cromo!20/07/17 O cromo é um elemento que representa menos que 0,01 (p.100) do total da massa corporal dos animais. Contudo, existem inúmeras evidências demonstrando sua influência no metabolismo dos carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucléicos. A absorção de cromo na forma inorgânico é baixa, mas as formas orgânicas deste mineral......
Hilê é destaque em Projeto Exportador!24/09Hilê é destaque em Projeto Exportador! Na noite de terça-feira, dia 27 de setembro de 2016, a Hilê Indústria de Alimentos participou do evento de Lançamento do projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) da Apex- Brasil, que aconteceu em Chapecó/SC.......
Lactose e Mudanças na Rotulagem!24/09Lactose e Mudanças na Rotulagem! A lactose é o principal açúcar presente no leite de mamíferos. Quando alimentos contendo lactose são ingeridos, este açúcar é processado pela enzima lactase e transformada em glicose e galactose. Na......

Voltar para Notícias