01

Postado em 14 de Setembro às

Os benefícios da Alga Lithothamnium

Hilê Terceirização de Chás, Cápsulas, Instantâneo, Whey e Farinhas O cálcio é um nutriente fundamental para manter os ossos fortes por toda a vida. Além disso, ele também tem papel de destaque em outras...

O cálcio é um nutriente fundamental para manter os ossos fortes por toda a vida. Além disso, ele também tem papel de destaque em outras funções vitais como as batidas do coração. No entanto, o brasileiro ingere em média apenas 450 mg de cálcio diariamente, o que é menos da metade da recomendação de consumo, que é de 1.000 mg.

O cálcio é um elemento químico presente nos fluidos e tecidos corporais, sendo essencial na formação dos ossos, dentes e em diversos processos fisiológicos (Macari et al., 2002). A solubilidade das fontes de cálcio é um fator indicativo na qualidade, já que apresenta alta correlação com a biodisponibilidade e absorção intestinal do cálcio. As fontes de cálcio de origem orgânica, como a farinha de ostras e farinha de casca de ovos são fontes de maior solubilidade em relação as fontes de rochas (Melo et al., 2006).

A alga calcária é extraída do seu meio por processos manuais e mecânicos, e a matéria prima "in natura" é lavada, desidratada e moída, e em seguida ensacada. Como fonte alternativa de cálcio, pode ser utilizado a farinha de algas calcáreas

Os desequilíbrios minerais têm sido amplamente estudados, com resultados promissores, não somente para prevenir, mas também para curar enfermidades de origem nutricional (ROUSSEL, 2000). A farinha ou granulado de algas marinhas tipo Lithothamnium calcareum é um suplemento nutricional mineral, orgânico, de fonte renovável, alimentar, equilibrado, composto basicamente por carbonato de cálcio e magnésio. De acordo com Dias (2000), as algas calcárias são compostas basicamente por carbonato de cálcio e magnésio, além de conter mais de 20 oligoelementos, presentes em quantidades variáveis, tais como Fe, Mn, B, Ni, Cu, Zn, Mo, Se e Sr.

Devido à origem orgânica, os nutrientes contidos na farinha de algas marinhas são de fácil absorção pelo organismo animal e suprem eficazmente deficiências nutricionais (ALGAREA, 1997). O cálcio proveniente dessa fonte possui fácil absorção, sem apresentar antagonismo iônico (ALGAREA MINERAÇÃO, 1997).

Referências:

ALGAREA MINERAÇÃO. Suminal®. Rio de Janeiro, 1997. 4p. Dias, G.T.M. 2000. Granulados bioclásticos – algas calcárias. Braz. J. Geophys., 18: 307-318.

Macari, M., R.L. Furlan e L.Gonzales. 2002. Fisiologia aviária aplicada a frangos de corte. FUNEP/UNESP. Jaboticabal. p. 375.

Melo, T.V., R.A. Ferreira, J.B.A. Carneiro, V.C. Oliveira, A.M.A. Moura, C.S. Silva e V.L.H. Nery. 2008b. Rendimiento de codornices japonesas utilizando harina de algas marinas y fosfato monoamónico. Arch. Zootec., 57: 381-384.

ROUSSEL, A.M. New aspects on trace element metabolism disturbances in man and pet animals. Revue de Medecine Veterinaire, v.151, n.7, p.637-642, 2000.

Veja também

Vitamina D: ações extraósseas e uso racional10/07 O número de exames laboratoriais solicitados vem subindo progressivamente em todo mundo. dentre eles, destaca-se a dosagem da vitamina D. O número dessas análises no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, teve um aumento de 60% no ano de 2012, sem que tenha ocorrido aumento equivalente do número de pacientes atendidos no mesmo......
Como investir em tempos difíceis?17/12Como investir em tempos difíceis? Em tempos difíceis, onde os investimentos devem ser assertivos, ter o produto certo e o design da embalagem como aliados, são oportunidades de resolver problemas momentâneos e futuramente usufruir do legado dos resultados. Pensando em......
Outubro Rosa: Juntas contra o Câncer de Mama!17/12Outubro Rosa: Juntas contra o Câncer de Mama! A Hilê Indústria de Alimentos apoia e incentiva os funcionários a participarem de mobilizações sociais como o Outubro Rosa, a campanha nacional de prevenção e combate ao Câncer de Mama. Anualmente, o setor......

Voltar para Notícias